# 12 faixas
Prêmio Multishow 2023: Confira os looks do tapete vermelho!
•
Famosos lamentam a morte de Rita Lee: "Nossa eterna rainha do rock nacional"
•
Agenda de lives da sexta tem do rock do The Killers a MPB de Ana Carolina. Veja!
•
Conheça Camilla Castro, a querida do Sertanejo
•
Em bate papo exclusivo, Alejandro Sanz fala sobre seu novo álbum e a paixão que tem pelo Brasil
•
Faxina Sem Sofrência
Bruno Mars, Beyoncé, Taylor Swift, Coldplay e mais...
Love Mixtape
Bruno Mars, Beyoncé, Taylor Swift, Coldplay e mais...
Músicas para Jantar a Dois
Bruno Mars, Beyoncé, Coldplay, Ed Sheeran e mais...
Letras Conhecidas (Nacionais)
Legião Urbana, Caetano Veloso, Charlie Brown Jr, Marisa Monte e mais...
Dia dos Namorados
Bruno Mars, Beyoncé, Taylor Swift, Coldplay e mais...
Sertanejo Hits
Jorge e Mateus, Luan Santana, Henrique e Juliano, Marília Mendonça e mais...
+16
Nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, a cantora, compositora, arranjadora, violonista e percussionista Ana Carolina começou cantando nos bares de sua cidade e teve seus primeiros espetáculos produzidos pela atriz e cantora Zezé Motta.
Ana Carolina vinda de uma família de classe média baixa, com a mãe cabeleireira, que lutava para realizar os sonhos da filha, e o pai falecido quando Ana era ainda muito nova, ela teve suas primeiras influências musicais dos tios-avós instrumentistas e da avó, cantora de uma Rádio.
Vaca Profana, cantada por Caetano Veloso em 1984, foi uma das primeiras interpretações de Ana Carolina, evidenciando desde cedo sua ligação com a música brasileira. Um show feito no Mistura Fina, no Rio de Janeiro, foi decisivo para a carreira da cantora de cinco anos de estrada. Lá, estava a filha de Vinícius de Moraes, a Luciana de Moraes, que depois do show perguntou à Ana se ela tinha alguma fita "demo". Ana entregou uma fita com 7 músicas, apenas com voz e violão, e depois de 15 dias já estava tudo pronto: assinou contrato com a BMG. Era final de 1998.
Assim, em 1999, Ana lançou seu primeiro álbum, Ana Carolina, que teve como destaques a música Garganta (feita para ela pelo compositor Totonho Villeroy) estourou em todo o País e o disco chegou à marca de 100 mil cópias vendidas. Um dos destaques desse trabalho está na música Armazém, na qual Ana fez o arranjo baseado em seu pandeiro, que aprendeu a tocar ouvindo o disco Olho de Peixe, de Lenine e Suzano, e colocou um coro de vozes negras para acompanhá-la na gravação. Foi através desse disco, que a intérprete foi indicada ao Grammy Latino e conheceu seu grande ídolo, Chico Buarque.
Logo após, foi convidada pelo próprio para participar de seu Song Book. A música Quem de Nós Dois ficou marcada como o grande hit do seu segundo trabalho e da carreira, até então. Em 2003, Ana Carolina lança seu terceiro CD, "Estampado". Com esse trabalho a cantora obtém reconhecimento da crítica e aprovação do público brasileiro. As 15 músicas, sendo 13 compostas por ela, contam as várias formas de amar.
Estampado é uma mistura de rock, balada, samba e bossa, que trouxe parcerias inéditas, entre elas, Chico César e Seu Jorge, com quem compôs duas músicas em meia hora. O primeiro DVD de Ana Carolina, Estampado (um misto de filme-documento e musical), foi lançado em outubro de 2003 e mostra o making of das gravações do CD Estampado e o show no Largo da Carioca, Rio de Janeiro.
Além das parcerias da cantora com grandes nomes da música, como João Bosco e Maria Bethânia. Em 2005, Ana Carolina lança Ana & Jorge ao Vivo, o álbum que registra um show que a cantora fez em parceria com Seu Jorge em agosto de 2005, em São Paulo. No final de 2006, Ana Carolina lançou seu quarto álbum, o CD duplo Dois quartos. O duplo traz duas faces da cantora: de um lado, canções mais voltadas para o pop; de outro, a ousadia, com experiências de novos sons e novas idéias.
Fonte: Myspace.com/anacarolinacantora