O pop e o rock são idiomas facilmente maleáveis. é basicamente por isso que eles estão aí desde os anos 50 sem darem sinais de ir embora. Ao mesmo tempo essa onipresença não deixou de relegar inúmeros gêneros, estilos e formas musicais das mais diferentes eras e lugares. Hoje o 5 Discos fala então de grupos que misturaram o pop com formas tradicionais de música (ou vice-versa). Escolhemos grupo que olharam para o próprio umbigo. Ou seja aqueles que foram atrás de suas origens ou das músicas que ouviam em casa para cruzá-las com o pop. Mais para frente poderemos fazer um com artistas de rock que "abriram seus horizontes" e descobriram novos e instigantes sons em outras partes do mundo (Paul Simon, Peter Gabriel, David Byrne e Ry Cooder por exemplo).
Liege & Lief - Fairport Convention - 1969 - Desconhecido no Brasil, esse grupo surgiu no fim dos anos 60 com a ambição de fazer por suas raízes inglesas o mesmo que Bob Dylan fez em relação aos EUA. Ou seja, trazer as formas mais ancestrais e tradicionais da música e apresentá-las sob um novo e atual contexto. O auge da banda se deu nos anos de 1968 e 1969 especialmente com esse disco onde o grupo foi atrás de canções centenárias (Reynardine remonta ao século XIX por exemplo) e criou outras no mesmo espírito. o resultado é um disco de rara e estranha beleza. Esse foi o último álbum deles a contar com a presença de Sandy Denny que é mais conhecida pela participação em The Battle Of Evermore do Led Zepellin. O grande guitarrista Richard Thompson também abandonou o grupo pouco depois e fez belos discos solo ou ao lado de sua esposa Linda.
The Best of Los Lobos: Wolf Tracks - Los Lobos - Esse ótimo grupo já está na estrada há mais de 35 anos fazendo a melhor mistura de rock, r'n'b e blues com música tradicional mexicana que já se viu. Oriundos de Los Angeles, seus membros são filhos de imigrantes mexicanos que resolveram misturar as canções tradicionais que seus pais ouviam em casa com o pop e rock que ouviam nas ruas. Eles chamaram a atenção da crítica com seu disco de estreia How Will the Wolf Survive? de 1984 e atingiram o grande público três anos depois ao fazerem a trilha sonora do filme "La Bamba" que contava a vida do primeiro rockstar chicano, Richie Valens. Ainda que nunca mais tenham vendido tanto, a banda se manteve unida e com público cativo. Essa coletânea resume a carreira do grupo que fez do recente "Tin Can Trust" um dos grandes álbuns de 2010.
Rum Sodomy & the Lash - The Pogues - 1985 - Numa época em que o pop passava por sua fase mais plástica esse combo surgiu com a missão de devolver o espírito farreiro ao rock com sua mistura explosiva de punk com a música folclórica da Irlanda. Após um disco de estreia que funcionou como ensaio do que viria a seguir, eles lançaram sua grande obra-prima. Rum Sodomy & the Lash foi produzido por Elvis Costello e junta canções próprias com adaptações do cancioneiro irlandês. Todas "embelezadas" pelo vocal bêbado do líder Shane mcGowan (dono dos piores dentes de toda história do rock e além). Seus excessos diga-se custaram a longevidade da banda. Ele ainda conseguiu fazer mais um grande disco (If i Should Fall From Grace With God). Mas seu comportamento errático cobrou um preço grande para a saúde a dele e a dos Pogues.
Aman Iman - Tinariwen - 2007 - Se você viu a abertura da última Copa do Mundo talvez se lembre desse grupo de Tuaregues (os nômades que habitam a área do Saara) que se tornaram um dos maiores nomes no circuito da World Music, e não só, com o seu blues do deserto. O som da banda é para dizer o mínimo, hipnótico, com levadas de guitarra e os cantos em árabe fazendo a cama para uma música que soa moderna e milenar ao mesmo tempo. Ouvir o Tinariwen mostra de forma até didática como a música pode deixar sua vila, viajar pelo mundo e voltar de forma transformada. Afinal o que temos aqui é um grupo africano, tocando a sua música filtrada pelo blues e rock dos Estados Unidos, que, não custa lembrar, têm suas origens exatamente nos cânticos escravos africanos. Aman Iman é um daqueles discos que realmente podem abrir muitos horizontes.
Selvagem? - Os Paralamas do Sucesso - 1986 - Nos anos 80 o nosso pop estava por demais baseado no rock inglês e americano. Daí a importância desse disco que fez o jovem brasileiro começar a se reacostumar (ou mesmo travar conhecimento) com a nossa música e também com o reggae e a música africana. Aqui o grupo trocou as influências do Police pelas de Gilberto Gil e as letras outrora pessoais de Herbert Vianna passaram a tratar de temas sociais sem perder o humor. Apesar da ruptura o disco vendeu muito e fez o povo todo cantar Alagados, Melô do Marinheiro e ainda mostrou para muita gente que - graças à regravação de Você - Tim Maia era bem mais que aquele cantor brega que a gente via no programa do Chacrinha. Fundamentalmente foi Selvagem? que permitiu o surgimento da geração 90 do nosso rock, marcada pela fusão do pop com sons regionais.
Liege & Lief - Fairport Convention - 1969 - Desconhecido no Brasil, esse grupo surgiu no fim dos anos 60 com a ambição de fazer por suas raízes inglesas o mesmo que Bob Dylan fez em relação aos EUA. Ou seja, trazer as formas mais ancestrais e tradicionais da música e apresentá-las sob um novo e atual contexto. O auge da banda se deu nos anos de 1968 e 1969 especialmente com esse disco onde o grupo foi atrás de canções centenárias (Reynardine remonta ao século XIX por exemplo) e criou outras no mesmo espírito. o resultado é um disco de rara e estranha beleza. Esse foi o último álbum deles a contar com a presença de Sandy Denny que é mais conhecida pela participação em The Battle Of Evermore do Led Zepellin. O grande guitarrista Richard Thompson também abandonou o grupo pouco depois e fez belos discos solo ou ao lado de sua esposa Linda.
The Best of Los Lobos: Wolf Tracks - Los Lobos - Esse ótimo grupo já está na estrada há mais de 35 anos fazendo a melhor mistura de rock, r'n'b e blues com música tradicional mexicana que já se viu. Oriundos de Los Angeles, seus membros são filhos de imigrantes mexicanos que resolveram misturar as canções tradicionais que seus pais ouviam em casa com o pop e rock que ouviam nas ruas. Eles chamaram a atenção da crítica com seu disco de estreia How Will the Wolf Survive? de 1984 e atingiram o grande público três anos depois ao fazerem a trilha sonora do filme "La Bamba" que contava a vida do primeiro rockstar chicano, Richie Valens. Ainda que nunca mais tenham vendido tanto, a banda se manteve unida e com público cativo. Essa coletânea resume a carreira do grupo que fez do recente "Tin Can Trust" um dos grandes álbuns de 2010.
Rum Sodomy & the Lash - The Pogues - 1985 - Numa época em que o pop passava por sua fase mais plástica esse combo surgiu com a missão de devolver o espírito farreiro ao rock com sua mistura explosiva de punk com a música folclórica da Irlanda. Após um disco de estreia que funcionou como ensaio do que viria a seguir, eles lançaram sua grande obra-prima. Rum Sodomy & the Lash foi produzido por Elvis Costello e junta canções próprias com adaptações do cancioneiro irlandês. Todas "embelezadas" pelo vocal bêbado do líder Shane mcGowan (dono dos piores dentes de toda história do rock e além). Seus excessos diga-se custaram a longevidade da banda. Ele ainda conseguiu fazer mais um grande disco (If i Should Fall From Grace With God). Mas seu comportamento errático cobrou um preço grande para a saúde a dele e a dos Pogues.
Aman Iman - Tinariwen - 2007 - Se você viu a abertura da última Copa do Mundo talvez se lembre desse grupo de Tuaregues (os nômades que habitam a área do Saara) que se tornaram um dos maiores nomes no circuito da World Music, e não só, com o seu blues do deserto. O som da banda é para dizer o mínimo, hipnótico, com levadas de guitarra e os cantos em árabe fazendo a cama para uma música que soa moderna e milenar ao mesmo tempo. Ouvir o Tinariwen mostra de forma até didática como a música pode deixar sua vila, viajar pelo mundo e voltar de forma transformada. Afinal o que temos aqui é um grupo africano, tocando a sua música filtrada pelo blues e rock dos Estados Unidos, que, não custa lembrar, têm suas origens exatamente nos cânticos escravos africanos. Aman Iman é um daqueles discos que realmente podem abrir muitos horizontes.
Selvagem? - Os Paralamas do Sucesso - 1986 - Nos anos 80 o nosso pop estava por demais baseado no rock inglês e americano. Daí a importância desse disco que fez o jovem brasileiro começar a se reacostumar (ou mesmo travar conhecimento) com a nossa música e também com o reggae e a música africana. Aqui o grupo trocou as influências do Police pelas de Gilberto Gil e as letras outrora pessoais de Herbert Vianna passaram a tratar de temas sociais sem perder o humor. Apesar da ruptura o disco vendeu muito e fez o povo todo cantar Alagados, Melô do Marinheiro e ainda mostrou para muita gente que - graças à regravação de Você - Tim Maia era bem mais que aquele cantor brega que a gente via no programa do Chacrinha. Fundamentalmente foi Selvagem? que permitiu o surgimento da geração 90 do nosso rock, marcada pela fusão do pop com sons regionais.