Como muitas vezes enfocamos álbuns não muito conhecidos e sabemos que nem todo mundo vai querer clicar em cada um dos lançamentos, estamos também colocando um vídeo junto com cada resenha para facilitar a vida do nosso usuário.
Outra novidade importante é que agora também será possível fazer comentários na página. Usem e abusem dela. Afinal, o retorno de vocês é sempre fundamental para que possamos sempre estar nos aprimorando.
Esperamos que vocês gostem. Até breve!
Equipe Vagalume
Justin Timberlake - The 20/20 Experience

"The 20/20 Experience" foi anunciado com enorme pompa e o disco realmente chega com a cara de "grande manifesto". Basta dizer que a edição normal do álbum tem 70 minutos e apenas dez faixas. Ou seja, este é um álbum que pede tempo e atenção do ouvinte, algo cada vez mais raro nos dias atuais.

Ouça "Suit & Tie" com Justin Timberlake, presente no álbum "The 20/20 Experience"
Sound City - Sound City Real To Reel

O filme, que já circula pela internet, é uma tocante homenagem. Mais do que a um estúdio de gravação, a uma época que jamais voltará: a era em que os discos eram gravados analogicamente por músicos que realmente davam o sangue nas gravações e por produtores que entendiam bem do riscado.

Foi lá também que ele gravou "Nevermind" quando era somente o baterista de uma desconhecida banda de Seattle chamada Nirvana.
Assim que o estúdio fechou suas portas, Dave aproveitou para comprar a mítica mesa de som Neve que fez a fama do local. Assim que seu novo "brinquedo" foi instalado, ele chamou seus amigos para gravar uma série de jam sessions.
Assim nasceu esse disco, com uma lista de convidados impressionante: Trent Reznor, do Nine Inch Nails, John Fogerty, Stevie Nicks e até Paul McCartney, que, inacreditavlemente, acabou se vendo como uma espécie de substituto de Kurt Cobain durante as gravações.
Ouça "Cut Me Some Slack" com os Sound City Players, presente no álbum Sound City Real To Reel
Jimi Hendrix - People, Hell & Angels

Este álbum, por exemplo, volta a remexer as gravações do período final do músico - apesar de a capa exibir uma imagem dele nos tempos do Experience, em 1966 ou 1967.

Fica claro que este é mais um álbum direcionado aos fãs de carteirinha do que aos novatos ou ouvintes casuais. Ainda assim, aqui cabe o velho clichê de que "mesmo um disco com sobras de Jimi Hendrix vale mais que muita coisa que se ouve por aí".
Ouça "Somewhere" com Jimi Hendrix, presente no álbum "People, Hell & Angels"
Depeche Mode - Delta Machine

Pouco a pouco, eles foram mudando seu som, abrindo mão do pop mais simples para introduzir novos elementos em sua música. Com isso, ela foi ficando cada vez mais madura e mesmo experimental, mas nunca hermética.

Agora é só torcer para que, desta vez, eles cumpram a promessa de se apresentar por aqui, já que, da última vez, problemas de logística fizeram com que eles tivessem que abrir mão da etapa brasileira de sua turnê mundial.
Ouça "Soothe My Soul" com o Depeche Mode, presente no álbum "Delta Machine"
Eric Clapton - Old Socks

Ouça "Gotta Get Over" com Eric Clapton, presente no álbum Old Socks
Suede - Bloodsports

Com "Bloodsports", podemos considerar a promessa cumprida, porque o disco realmente não faz feio perto dos álbuns tidos como clássicos do grupo, que preparou o terreno para a chegada do Britpop.
Se rock inglês dos anos 90 faz a sua cabeça, este disco é perfeito para você.
Ouça "It Starts And Ends With You" com o Suede, presente no álbum Bloodsports
The Strokes - Comedown Machine

Nesse que é o quinto disco do grupo, eles parecem mais acostumados com a ideia de não serem mais os "salvadores do rock", ou seja lá do que eles foram chamados no início da década passada.
"Comedown Machine" é um disco curto e grosso como eles quase sempre fizeram. A diferença maior está na abertura do leque de sonoridades.

Outras faixas mostram grande influência do pop eletrônico oitentista - um pouco como se ouviu no álbum solo de Julian Casablancas, o que ajuda a dar mais diversidade para o CD.
O resultado, no final, não deixa de ser positivo, como boa parte da crítica apontou, ainda que o álbum esteja longe de ser uma unanimidade entre os fãs da banda e os jornalistas.
Ouça "All The Time" com os Strokes, presente no álbum Comedown Machine
Shake It Up - Shake It Up: I Love Dance

Aqui, os fãs do seriado poderão ouvir as músicas que estiveram na terceira temporada de Shake It Up. São canções pop de fácil assimilação e que exercem inegável apelo no público adolescente e pré-adolescente.
Além das músicas cantadas por Zendaya, Bella Thorne e os outros astros do show, o álbum também traz um remix da música de abertura do programa, interepretada por Selena Gomez.
Ouça "Contagious Love" de Shake It Up presente no álbum "Shake It Up: I Love Dance"
David Bowie - The Next Day

O fato é que, agora que a poeira está abaixando, já dá para dizer com segurança que "The Next Day" não só é um disco bem decente, como o melhor dele em pelo menos 30 anos, talvez mais. Tudo bem que, nos últimos dez, ele simplesmente parou de gravar, mas ainda assim é um feito e tanto.

Depois veio a segunda tacada, com o lançamento da melancólica "Where Are We Now?" de surpresa como primeiro single, que fez todo mundo imaginar que o músico lançaria um álbum triste e em clima de despedida, só para no final entregar um dos discos mais roqueiros de sua carreira.
Elogiadíssimo pela crítica e abraçado pelo público - número 1 na Inglaterra, número 2 nos EUA - "The Next Day" é o trabalho que há anos Bowie estava devendo e que quase todos os seus colegas de geração já fizeram há algum tempo. O álbum feito na maturidade, bom o bastante para fazer frente aos discos tidos como clássicos de suas respectivas obras.
Ouça "The Stars (Are Out Tonight) com David Bowie, presente no álbum "The Next Day"
Não deixe de conferir a Parte 2 do nosso especial com Bon Jovi, Dido e muito mais!
Comentários