Nem Arctic Monkeys ou David Bowie e muito menos Laura Mvula ou Jake Bugg. O grande vencedor do Mercury Prize 2013 foi o álbum "Overgrown" do cantor James Blake (ao lado).

A vitória foi bastante inesperada - entre os 12 indicados as chances de Blake para as casas de apostas eram de 25 para 1, a nona mais alta. o resultado ao menos comprova que no caso do Mercury Prize fazer previsões é um exercício um tanto quanto inútil.

Blake compareceu à cerimônia para pegar o troféu e o prêmio de 20 mil libras (cerca de R$60 mil).

Seu discurso foi curto e simples: "Obrigado aos meus pais por me mostrarem a importância de ser independente", disse o artista que compõe canções difíceis de serem categorizadas, usando programações e instrumentação eletrônica. O "Mercury Prize" é entregue anualmente para o artista britânico que faz o melhor álbum do ano segundo a escolha do júri. O vencedor de 2012 foi "An Awesome Wave" do Alt-J

David Bowie
A cerimônia do Mercury Prize foi televisionada e teve performances ao vivo de quase todos os indicados.

As exceções foram David Bowie (ao lado) e Laura Marling. Ambos enviaram vídeos para serem exibidos. Bowie estreou o clipe para o remix de "Love Is Lost" feito por James Murphy. Já Laura mandou o clipe de "Master Hunter".

Confira a performance de James Blake na cerimônia cantando "Retrograde".



Ouça "Overgrown" de James Blake, o grande vencedor do Mercury Prize 2013.