Equivalente britânico dos Grammys, a cerimônia dos Brit Awards acontece hoje à noite e tem em Adele (ao lado), James Bay e o Years & Years seus maiores indicados - quatro para cada.
Imaginar os vencedores já é um pouco mais complicado, já que cada uma das doze categorias, têm vários nomes bastante fortes e com chances reais de vitória.
Os especialistas de qualquer forma acreditam que Adele levará um ou mais prêmios para casa - o de "artista britânica" é o mais certo, mas as chances dela em single - "Hello" - e álbum ("25") também são grandes.
Entre as outras previsões,estão a de que James Bay deve ficar com o troféu de revelação do ano e o One Direction pelo de vídeo por "Drag Me Down". A imprensa estrangeira lembra que esses prêmios são decididos por votação pública e que os dois contam com uma enorme base de fãs nas redes sociais, daí as fortes probabilidades.
O BRIT para Mark Ronson como o produtor do ano também parece uma certeza. Entre os artistas masculinos ele também surge com chances. Mas, para isso, ele precisa bater James Bay, que parece ser o favorito neste momento.
Mais equilibrada é a lista de concorrentes para melhor grupo internacional com Coldplay, Foals, Blur, One Direction e Years And Years na disputa e sem um nome surgindo com clareza na disputa.
Mais difícil é prever quem ganhará como artista masculino e feminino, dada a diversidade dos indicados com nomes valorizados pelos críticos concorrendo com astros pop.
Entre os homens a briga se dá entre Justin Bieber, Drake, The Weeknd, Father John Misty e Kendrick Lamar. Bieber parece estar com mais chances - até porque ele também foi escalado para cantar na cerimônia, mas surpresas podem acontecer.
A festa de logo mais, poderá servir de redenção para duas grandes estrelas: Adele e Rihanna. A primeira teve problemas técnicos que prejudicaram sua performance no Grammy e hoje tem tudo para reverter o jogo. Já Rihanna desistiu em cima da hora de cantar na cerimônia do último dia 15 e agora poderá mostrar seu poderio nesta que será sua quarta apresentação dentro da festa dos BRIT Awards.
Um tributo a David Bowie, morto no último dia 10 de janeiro, também será feito. Mas a organização está fazendo segredo sobre como (e quem) fará a homenagem ao lendário artista. Ouça todos os indicados ao BRIT Awards 2016 aqui no Vagalume!
Comentários