Ouça abaixo cinco canções que certamente estarão nos shows que acontecem a partir de hoje (22) no Maracanã no Rio de Janeiro (ele ainda estará dias 24 e 25 em São Paulo no Allianz Parque e encerra a etapa brasileira da tour em Porto Alegre dia 27 no Beira-Rio).
"In The Air Tonight" - 1981
Presente em "Face Value", a estreia de Collins como solista, a faixa se tornou a mais emblemática de sua carreira. Graças ao seu clima paranoico, os sintetizadores fazendo a cama sonora e, claro, a sua parte rítmica ("a faixa que inventou o som de bateria dos anos 80" como ele brincaria anos depois), que, de fato, fez escola durante toda a década, a canção é daquelas que tem o respeito mesmo de gente que nunca foi lá muito fã de seu trabalho.
O single chegou ao segundo lugar na Inglaterra, e no top 20 americano e ajudou a fazer de "Face Value", um megassucesso (foram vários discos de ouro e platina ao redor do globo).
"Against All Odds (Take a Look at Me Now)" - 1984
Essa balada foi o primeiro número 1 dele nos EUA (na Inglaterra ficou em segundo) e foi a escolhida como abertura dos quase todos os shows dele no ano passado. Feita para a trilha sonora do pouco lembrado "Paixões Violentas" ela acabou indicada ao Oscar e Globo de Ouro (perdeu em ambas ocasiões para "I Just Called To Say I Love You" de Stevie Wonder) e voltaria a fazer sucesso em 2000 na voz de Mariah Carey.
"Easy Lover" - 1984
Outro sucesso de enormes proporções, essa foi composta por Collins, Nathan East e Phillip Bailey (do Earth Wind And Fire) para o terceiro disco solo deste último. A música mostra que além de baladas e o rock progressivo do Genesis, Collins também era um ótimo autor de canções dançantes - ele nunca escondeu o seu amor pelo funk e a soul music. A música chegou no topo da parada britânica e em segundo nos EUA.
"One More Night" - 1984
Essa balada foi o primeiro single de "No Jacket Required", seu terceiro e ultra bem-sucedido álbum solo - as vendas estão estimadas em 25 milhões de cópias, o que faz dele um dos álbuns mais vendidos da história. Além dessa, que chegou no primeiro lugar nos EUA e quarto no Reino Unido, o álbum trouxe também os hits "Sussudio" e "Don't Lose My Number"
"Follow You Follow Me" - 1978 (com o Genesis)
Como já dissemos, Collins raramente cantou músicas do Genesis em apresentações solo, mas para essa turnê, ele abriu uma exceção e colocou, ao menos na primeira etapa do giro, duas canções da banda: a animada "Invisible Touch" de 1986 e a balada "Follow You Follow Me". Lançada em 1978, quando se tornaram um trio, a música foi o primeiro single que a banda emplacou no top 10 britânico (em sétimo lugar) e a fazer sucesso de verdade nos EUA (onde chegou no 23° posto).
A música também é muito querida no Brasil - ela entrou na trilha da novela "Dancin' Days" e é daquelas que ainda hoje tocam bastante nas rádios de flashback.
Comentários