Assim como acontece pelo mundo, o Top 100 Vagalume é liderado por duas mulheres poderosas: Shakira e Miley Cyrus dominaram a atenção da nossa audiência e disputaram a primeira posição de música mais acessada, no mês de janeiro.

A colombiana levou a melhor, mas o desempenho da norte americana foi igualmente impressionante. E vale a pena frisar que o Top 5 deste mês foi completado por mais duas das maiores estrelas pop recentes e uma jovem revelação da música da Nigéria.

Veja o Top 5 músicas mais acessadas no Vagalume em janeiro a seguir:

1º - Shakira - "BZRP Music Sessions #53"

A estrela colombiana foi o nome do mundo da música no primeiro mês de 2023. Assim que ela colocou no ar o single "BZRP Music Sessions #53", parceria com o produtor argentino Bizarrap, só se falou em Shakira.

A confessional faixa rapidamente viralizou e conquistou o público ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil e no Vagalume. Versos de amor próprio e auto afirmação pegaram o público de jeito, como a seguir:

"Yo valgo por dos de 22
Cambiaste un Ferrari por un Twingo
Cambiaste un Rolex por un Casio"

"Eu valho por duas de 22
Você trocou uma Ferrari por um Twingo
Você trocou um Rolex por um Casio"

Os números de acesso altíssimos seguem crescendo graças aos demembramentos do caso Shakira-Piqué, que ainda dá o que falar nas notícias em sites de celebridades. Desta forma, a colombiana teve a música mais acessada de janeiro.



2º - Miley Cyrus - "Flowers"

O primeiro mês do ano teve outro destaque no Top 100 Vagalume. A segunda música mais acessada teve números de primeiro lugar e merece todo o destaque: "Flowers" chegou no começo do mês e foi conquistando o público rapidamente.

E mais uma vez o tema "ex" volta a ser destaque aqui. Versos do novo single de Miley teriam como inspiração Liam Hemsworth, com quem teve um relacionamento longo e um casamento formal de quase nove meses.

Aqui vale destacar também a produção musical dançante, que conquistou os fãs em seus primeiros acordes. Enquanto no Vagalume ficou em segundo, Miley em contra partida esteve no lugar mais alto de algumas das paradas mais importantes do mundo em janeiro, como a Billboard Hot 100 (Estados Unidos) e a Official Charts (Reino Unido).



3º - Lady Gaga - "Bloody Mary"

O fenômeno do Tik Tok e redes sociais segue em alta. Desde que viralizou por um vídeo relacionada à série "Wandinha", da Netflix, "Bloody Mary" de Lady Gaga está nas principais posições de paradas ao redor do mundo.

No Vagalume, a faixa do disco "Born This Way", de 2011, teve seus maiores picos mais de dez anos depois de seu lançamento original. Essa música sozinha fez com que a popularidade de Gaga subisse a grandes patamares em nosso site, com números que ela não chegava desde o lançamento do álbum "Chromatica", de 2020.

Ou seja: mesmo longe de lançar um disco de inéditas, neste começo de 2023, Lady Gaga tem números de alguém com novo single de sucesso. E o fenômeno que "Bloody Mary" se tornou foi o que tornou isso possível.



4º - Beyoncé - "CUFF IT"

Foram três meses seguidos liderando a parada de músicas Top 100 Vagalume. Em janeito, "CUFF IT" caiu três posições, mas ainda obteve um espaço de destaque.

A dançante faixa de "Renaissance - Act 1", porém, ainda pode "renascer" neste começo de ano. Isso graças às indicações que o disco recebeu para o Grammy 2023, incluindo na categoria de "Álbum do Ano" e "Melhor Canção de R&B", para "CUFF IT".

Com vitórias nessas e outras categorias, certamente o nome de Beyoncé estará em alta no nosso Top 100. O 65º Grammy acontece neste domingo (5), em Los Angeles, nos Estados Unidos.



5º - Rema - "Calm Down"

Sucesso nas plataformas de streaming, o single do astro nigeriano Rema atingiu seus picos de sucesso em janeiro, no Vagalume. "Calm Down" conseguiu uma posição em nosso Top 5 das mais acessadas do mês, sendo esta a primeira vez que o jovem cantor conseguiu tal feito.

Um dos motivos para a música estar em alta em nosso site e ao redor do mundo é também a sua versão remix, que traz a estrela norte americana, Selena Gomez. O duo vem subindo posições entre as mais ouvidas do público e nos Estados Unidos, por exemplo, o single já conseguiu a certificação de platina, com 1 milhão de cópias vendidas.