Os indicados ao CMA Awards foram revelados na tarde de ontem (9) e a ausência de um nome logo chamou a atenção: o de Beyoncé. A cantora não apareceu em nenhuma categoria e, até agora, não se sabe se ela foi esnobada ou se simplesmente não inscreveu o álbum "Cowboy Carter" para concorrer.
Vale lembrar que foi um episódio ocorrido em uma cerimônia da Country Music Association que acabou servindo de estopim para o surgimento de "Cowboy Carter".
Em 2016, a cantora foi à premiação cantar "Daddy Lessons" ao lado do trio The Chicks, que havia feito uma cover da música. A performance foi elogiada e rendeu altos índices de audiência para a transmissão televisiva da entrega dos prêmios. Por outro lado, muitos fãs mais conservadores do estilo reclamaram da presença, dizendo que ela não pertencia ao gênero.
A CMA acabou por retirar todas as postagens sobre a apresentação, dando a entender que a entidade sucumbiu à pressão do lado mais reacionário, e mesmo racista, dos fãs do estilo.
Segundo Beyoncé, essa experiência levou à criação de Cowboy Carter, quando ela disse que ficou claro para ela que não era bem-vinda no espaço da música country. Ao invés de simplesmente deixar que certas pessoas a afastassem de vez do gênero, ela sentiu-se encorajda a explorar a história da música country, e usá-la em seu trabalho,
Isso não significa que os dois aldos tenham feito as pazes. Uma matéria na Pitchfork sobre a questão lembra que, apesar de ter chegado ao topo da parada de country, o hit "TEXAS HOLD 'EM" foi pouco executada nas emissoras de rádio espercializadas
Para o jornalista Jazz Monroe, "a aparente rejeição da CMA está alinhada com a percepção — notada pela própria Beyoncé e explorada no discurso que explodiu em torno do álbum — de que os guardiões da música country desejam transformar suas instituições em clubes exclusivos, pouco receptivos a pessoas de fora e, particularmente, a mulheres negras."
Como já dissemos, ainda não se sabe se a cantora foi de fato ignorada ou simplesmente não quis concorrer. Por outro lado, a incursão de outro artista do mundo pop no gênero vista esse ano foi abraçada pela Associação - e pelo establishment do estilo.
Post Malone teve quatro indicações por "I Had Some Help (Feat. Morgan Wallen)": melhor canção, single e vídeo, e evento musical do ano.
Outro indicado que chama a atenção é Shaboozey, artista que, inegavelmente, deslanchou após apareecer como convidado em duas faixas de "Cowboy Carter".
O cantor já tinha dois álbuns que nunca haviam aparecido na parada da Billboard, tanto a geral quanto a de country. "Where I've Been, Isn't Where I'm Going", seu terceiro trabalho, saiu pouco mais de um mês depois do disco de Beyoncé e chegou ao quinto lugar no Billboard 200 (e segundo na lista de country).
Enquanto isso, "A Bar Song (Tipsy) acaba de completar nove semanas como single número 1 da América e está indicada a single do ano e o cantor como revelação no CMA Awards que acontece no dia 20 de novembro.
Vale lembrar que foi um episódio ocorrido em uma cerimônia da Country Music Association que acabou servindo de estopim para o surgimento de "Cowboy Carter".
Em 2016, a cantora foi à premiação cantar "Daddy Lessons" ao lado do trio The Chicks, que havia feito uma cover da música. A performance foi elogiada e rendeu altos índices de audiência para a transmissão televisiva da entrega dos prêmios. Por outro lado, muitos fãs mais conservadores do estilo reclamaram da presença, dizendo que ela não pertencia ao gênero.
A CMA acabou por retirar todas as postagens sobre a apresentação, dando a entender que a entidade sucumbiu à pressão do lado mais reacionário, e mesmo racista, dos fãs do estilo.
Segundo Beyoncé, essa experiência levou à criação de Cowboy Carter, quando ela disse que ficou claro para ela que não era bem-vinda no espaço da música country. Ao invés de simplesmente deixar que certas pessoas a afastassem de vez do gênero, ela sentiu-se encorajda a explorar a história da música country, e usá-la em seu trabalho,
Isso não significa que os dois aldos tenham feito as pazes. Uma matéria na Pitchfork sobre a questão lembra que, apesar de ter chegado ao topo da parada de country, o hit "TEXAS HOLD 'EM" foi pouco executada nas emissoras de rádio espercializadas
Para o jornalista Jazz Monroe, "a aparente rejeição da CMA está alinhada com a percepção — notada pela própria Beyoncé e explorada no discurso que explodiu em torno do álbum — de que os guardiões da música country desejam transformar suas instituições em clubes exclusivos, pouco receptivos a pessoas de fora e, particularmente, a mulheres negras."
Como já dissemos, ainda não se sabe se a cantora foi de fato ignorada ou simplesmente não quis concorrer. Por outro lado, a incursão de outro artista do mundo pop no gênero vista esse ano foi abraçada pela Associação - e pelo establishment do estilo.
Post Malone teve quatro indicações por "I Had Some Help (Feat. Morgan Wallen)": melhor canção, single e vídeo, e evento musical do ano.
Outro indicado que chama a atenção é Shaboozey, artista que, inegavelmente, deslanchou após apareecer como convidado em duas faixas de "Cowboy Carter".
O cantor já tinha dois álbuns que nunca haviam aparecido na parada da Billboard, tanto a geral quanto a de country. "Where I've Been, Isn't Where I'm Going", seu terceiro trabalho, saiu pouco mais de um mês depois do disco de Beyoncé e chegou ao quinto lugar no Billboard 200 (e segundo na lista de country).
Enquanto isso, "A Bar Song (Tipsy) acaba de completar nove semanas como single número 1 da América e está indicada a single do ano e o cantor como revelação no CMA Awards que acontece no dia 20 de novembro.