The Offspring

Biografia

The Offspring

Em 1984, os adolescentes Dexter Holland e Greg Kriesel, colegas de ginásio em Huntington Beach, Califórnia, saíram de um show da Social Distortion, banda punk de projeção local, determinados a tocar juntos. \'Noodles\' Wasserman (guitarra e vocal) foi chamado para a banda por seu talento para conseguir bebida alcoólica para os três, então menores de idade. E em 1986 a banda desiste do nome Manic Subsidal e passa a se chamar The Offspring. Eles criam o selo independente Black Label e lançam seu primeiro single em vinil com tiragem de mil exemplares contendo as músicas "I\'ll Be Waiting" e "Blackball". Ron Welty, então com 16 anos, torna-se o quarto integrante no lugar do baterista original, que deixara o grupo para se dedicar mais aos estudos.

Em 1989 o grupo assina com o selo independente Nemesis/Cargo e lança seu álbum de estréia, The Offspring, produzido por Thom Wilson (T.S.O.L., Vandals e Dead Kennedys) e vende três mil cópias desse debut em vinil. Dois anos depois ele fazem uma experiência e tem uma música inserida em uma coletânea da Epitaph reacords, que pertence a Brett Gurewitz (guitarrista do ###Bad Religion###). No ano seguinte eles lançam seu primeiro disco pela Epitaph, Ignition, disco de platina pela vendagem no mundo todo.

Em 1994, depois de uma turnê pelos Estados Unidos com bandas como Pennywise e NOFX, o Offspring lança seu segundo disco pela Epitaph: Smash. Hit instantâneos como "Come Out And Play" e "Gotta Get Away" fizeram com que esse fosse o mais vendido de todos os tempos por uma banda independente, com 11 milhões de cópias em todo o mundo. "Come Out And Play" se torna um hit na MTV, dando início a uma disputa entre as grandes gravadoras pelo passe do Offspring, afinal, Smash alcançou o quarto lugar na lista de 200 mais vendidos da Bilboard.

Somente em 1997 a banda fecha contrato com a Columbia Record (Sony Music) e lançam Ixnay on the Hombre. O disco vende mais de três milhões de cópias em todo o mundo e chega à nona posição na lista de 200 mais vendidos da Bilboard. Os singles "All I Want", "Gone Away" e "I Choose" emplacam nas paradas de rock em altas posições. Jello Biafra participa cantando em "Ixnay on the Hombre" e faz aparições em shows do grupo cantando clássicos do Dead Kennedys, como "Chemical Warfare" e "Holiday in Cambodia".

Colecionando sucessos, a banda lança um ano mais tarde o disco Americana e para preparar o lançamento, eles soltam na Internet o mp3 da música "Pretty Fly (For a White Guy)", que estabelece o recorde de 22 milhões de downloads em dez semanas chegando ao topo da parada da Rolling Stone de músicas pirateadas na Internet. Americana sai em novembro e rapidamente atinge a marca de dez milhões de cópias vendidas, graças ao hit "Pretty Fly (for a White Guy)" e seu vídeo na MTV. Logo em seguida eles processados pelos donos do software de download e compartilhamento de músicas Napster, por colocar à venda em seu site camisetas com o logotipo do programa. Os integrantes do Offspring alegam que estão apenas \'compartilhando\' o logotipo com seus fãs, utilizando a mesma ironia usada pelo Napster para se defender das gravadoras em processos por pirataria. Causam ainda mais polêmica ao oferecer o disco Conspiracy of One de graça na Internet antes do lançamento.

O baterista Ron Welty dá lugar a Josh Freese em 2003 durante gravações. Ele havia tocado no Vandals e A Perfect Circle. Em outubro, testam nove bateristas e escolhem Atom Willar, que tocou por dez anos no Rocket From the Crypt e com o Moth and the Alkaline Trio. Participam das gravações dois parceiros dos tempos de escolade Dexter e Greg que também viraram têm bandas de sucesso: Jack Lindberg (Pennywise) e Jack Grisham (T.S.O.L.), que deixou de lado sua campanha ao Governo da Califórnia para gravar alguns backing vocals. Holland dá uma declaração nessa época à imprensa afirmando que o disco se chamará \'Chinese Democracy\', numa evidente provocação a AXL Rose, que havia dito anteriormente que este seria o nome do disco em que o Guns n\' Roses estaria trabalhando há dez anos. Contudo, a banda mudou de idéia e chama o disco de Splinter.

Quase vinte anos de carreira e 32 milhões de cópias depois, Holland foi buscar inspiração em antigas demos gravadas no estúdio de sua cidade natal. O resultado está em Splinter, sétimo disco do Offspring.


Fonte: site Sony BMG

ÚLTIMAS

ESTAÇÕES

ÁLBUNS

ARTISTAS RELACIONADOS